Eventos


Apoie um artista

Dia 30.05.2020 às 19:00
Galeria Ponto de Fuga

 

APOIE UM ARTISTA é uma campanha lançada pela Galeria Ponto de Fuga.

Essa ação tem como objetivo apoiar artistas que já realizaram projetos com a Ponto de Fuga durante a pandemia de Covid-19 e contribuir para que este espaço cultural possa se manter ativo e vivo durante o período de quarentena.

A fotografia e as artes visuais são duas áreas extremamente atingidas pela crise que o Brasil vem enfrentando com a pandemia. Os projetos existentes, que já estavam escassos, estão paralizados. Espaços culturais independentes estão fechando as portas e muitos artistas estão sem renda. Essa ação visa levantar fundos através de uma venda emergencial onde os compradores podem escolher entre 3 valores para cada uma das obras. Cada valor atinge um determinado objetivo.

Confira todos os artistas e obras que estão participando da camapanha no link: drive.google.com/…/d/13-28v9xpdbp1I4Sp5PWgdFeLFsyVsAsp/view…


Reabertura Galeria Ponto de Fuga

Dia 15.03.2020 às 16:00
Galeria Ponto de Fuga

 

A Ponto de Fuga já existe em Curitiba desde 2011 como espaço cultural e galeria. Ao longo dos anos mudamos de endereço, hibernamos, crescemos e nos transformamos.

Agora um novo ciclo se abre e a Ponto de Fuga ganha uma loja de prints, livros, fotografias e objetos de arte.

Venha celebrar com a gente esse novo momento em uma festa no próximo domingo. Teremos música e o Ginger bar está preparando um cardápio cheio de promoções e sabores especiais para o dia.

A loja da Ponto de Fuga conta com os trabalhos de:

Objetos
Joias Katheriny Mendes
Cerâmicas Mosca
Ybyrá Madeira

Fotografias
Isabella Lanave
Chen Hui Li
Ricardo Perini
Eduardo Macarios
Marcelo Almeida
Melvin Quaresma
Bruna Alcântara
Pedro Vieira
Milla Jung

Prints e Cartazes
Ginger
Pomelet
Felipe Prando

Pinturas
Eleonora Gomes

Livros
Editora Barbante
Ana Luisa Sallas
Ricardo Perini
Pedro Vieira
Chen Hui Li
Lucas Pontes
Francisco Santos

e outros artistas que estão se juntando a nós (atualizaremos o evento periodicamente)


Drinks e Moda: Heloisa Strobel, Katheriny Mendes e Ana Silvia Mariano

Dia 10.03.2020 às 19:00
Galeria Ponto de Fuga

 

01° Edição | Drinks e Moda
HELOISA STROBEL, KATHERINY MENDES E ANA SILVIA MARIANO

Elsa Schiaparelli e Salvador Dalì , Miucca Prada e o ilustrador James Jean, Zaha Hadid e Melissa. Mulheres criadoras de moda , arte e arquitetura inspiram o debate sobre moda e suas conexões nesse encontro que acontece na Galeria Ponto de Fuga.
Comemorando o mês da mulher, convidamos a estilista Heloisa Jorge Strobel , a artista Katheriny Mendes e a professora de História da Arte Ana Silvia Mariano , para falarmos sobre mulheres empoderadas, de atitude e estilo que se destacam em seus trabalhos pelo processo criativo e sua relação com as artes.

/ /Sobre o evento/ /

A Galeria Ponto de Fuga + Ginger convidam todos para a #01 Edição do Encontro Drinks e Moda. Este é um evento colaborativo, derivado do Drinks e Fotos, no qual será convidado um ou mais profissionais da moda. A conversa é acompanhada de bons drinks. De forma casual e descontraída, o objetivo é criar um espaço aconchegantes para compartilhar de boas conversas.

/ / Quando / /
10/03 às 19h

/ / Local / /
R. Saldanha Marinho 1220 - Centro

EVENTO GRATUITO


Abertura de exposição: Leve a sério o que ela diz - Isabella Lanave

Dia 03.03.2020 às 19:00
Galeria Ponto de Fuga

 

| ABERTURA DE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA |
| LANÇAMENTO CATARSE PARA PRODUÇÃO DO LIVRO |
| LEVE A SÉRIO O QUE ELA DIZ |
| ISABELLA LANAVE |

/ / sobre / /

Como a palavra carrega nossa sanidade?

[...] “Ouvi por muitas vezes a frase ‘não leve a sério o que ela diz’. E acreditei nisso. Cresci e trouxe comigo a ideia de que eu deveria questionar sempre as ações de minha mãe, já que ela não teria capacidade individual para formular as suas próprias teorias”.

o estigma do transtorno e a invisibilidade do que se sente apresentados a partir de narrativas visuais registradas pela fotógrafa Isabella Lanave e guiadas por cartas de seus convidados, que convivem com suas respectivas singularidades e a relação delas na psiquê humana.

um convite para refletir sobre o imaginário de como é viver com doenças invisíveis. Uma perspectiva coletiva construída para registrar o que às vezes não se vê.

da conhecida série que a vida nos apresenta sempre: assuntos dos quais precisamos falar.

/ / a artista / /
Isabella Lanave é uma fotógrafa paranaense de 25 anos, nascida na cidade de Curitiba, Brasil. Lanave tem graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2016) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ela é uma das fundadoras da YVY Mulheres da Imagem e desde 2016, desenvolve um projeto a longo prazo sobre a relação com Fátima, sua mãe. Por conta desse trabalho, foi selecionada como uma das 34 fotojornalistas a serem seguidas pelo mundo pela Revista TIME, em 2017. Seus projetos hoje giram em torno de temas relacionados a saúde mental e gênero.

/ / colaboradores / /
Xênia
Tais
Roseli
Lua
Lúcia
Vino
Victor
Stilo
Luiz
Lucas

/ / quando / /
_Terça
_03/03 às 19h

/ / local / /
Galeria Ponto de Fuga
Rua Saldanha Marinho 1220 - Centro

/ / entrada gratuita / /

Apoio:
Stella Artois
Ginger Bar

Realização:
Galeria Ponto de Fuga


Drinks e Fotos: Roda de conversa com Luiz Baltar

Dia 08.02.2020 às 17:00
Galeria Ponto de Fuga

 

DRINKS E FOTOS_
LUIZ BALTAR

/ /Sobre o evento/ /

A Galeria Ponto de Fuga + Ginger convidam todos para a Edição Especial do Encontro Drinks e Fotos. Este é um evento colaborativo no qual será convidado um ou mais fotógrafos por noite. A conversa é acompanhada de bons drinks. De forma casual e descontraída, o objetivo é criar um espaço aconchegantes para compartilhar de boas conversas.

/ / Sobre o artista / /
LUIZ BALTAR

// www.luizbaltar.com.br
Formado em Gravura pela Escola de Belas Artes/UFRJ, em fotografia pela Escola de Fotógrafos Populares, projeto criado por João Roberto Ripper, pós-graduado em fotografia e imagens pela Universidade Cândido Mendes e mestrando em Linguagens Visuais pelo PPGAV EBA/UFRJ. Trabalha como fotógrafo documentarista e desenvolve projetos autorais no campo da arte contemporânea. Acredita na fotografia como forma de expressão ativista e crítica, daí sua busca em estabelecer um diálogo entre fotografia e questões sociais, sobretudo no que diz respeito ao olhar sobre a cidade.
Carioca, morador dos bairros da zona Norte do Rio de Janeiro, em 2009, começa a fotografar o cotidiano, o processo de remoções forçadas e as ocupações militares em diversas comunidades e favelas. Os temas centrais de seus projetos autorais e documentações fotográficas são território, cultura e direito à cidade. Com particular interesse em mobilidade urbana, violência policial e direito à moradia. Colabora com publicações impressas e eletrônicas, no Brasil e no exterior, através de fotos e matérias sobre direitos humanos.
Fez parte do Programa Imagens do Povo, agência fotográfica e centro de documentação e pesquisa situada no conjunto de favelas da Maré, Rio de Janeiro. Participou também do coletivo Favela em Foco e dos projetos Tem Morador e Folia de Imagens.
Em 2016 foi o vencedor do XIV Prêmio Fundação Conrado Wessel de ensaio fotográfico e Prêmio Brasil Fotografia 2015 - Modalidade Ensaio Impresso, participou da Exposição "Linguagens do Corpo Carioca" com curadoria de Paulo Herkenhoff e Milton Guran no Museu de Arte do Rio (MAR). Em 2015 participou do ARTE PARÁ 2015 no Museu do Estado do Pará (MEP); recebeu o Prêmio FotoRio – Leitura de Portfólio 2015; teve o projeto fotográfico Fluxos, selecionado para apresentação durante a 11a edição do Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia; participou da exposição Coletiva NÓS e do Livro NÓS, 10 anos do Imagens do Povo e do Festival #Lille 3000 - Exposição coletiva "Cariocas!" Maison Folie Wazemmes na França. Em 2014 integrou a mostrou "Imagens da Escuridão e da Resistência" no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).
Participou de exposições coletivas na Alemanha, Argentina, Austria, Espanha, Estados Unidos, Franca, Inglaterra, Suíça e Uruguai.
Incorpora as coleções do Museu de Arte Moderna/RJ, Museu de Arte do Rio (MAR), Espaço Cultural Porto Seguro, Coleção Joaquim Paiva e Maison Européenne de la Photographie.


Para dinamizar e conduzir as conversas o artista sugere dois textos:
>>> O perigo da história única, da Chimamanda Ngozi
>>> A fotografia apresenta suas armas, de Luiz Baltar. Disponível no link: https://www.atelieoriente.com/blog/25/10/2018/a-fotografia-apresenta-suas-armas


/ / Quando / /
08/02 às 17h

/ / Local / /
R. Saldanha Marinho 1220 - Centro

EVENTO GRATUITO


Eventos anteriores
© Sem Licença 2017. Site by gustavoadriano.com.br