Eventos


Oficina: Da criação à execução: caminhos do processo criativo / Letícia Lampert

Dia 20.09.2019 às 18:30
Galeria Ponto de Fuga

 

OFICINA | Letícia Lampert
Da criação à execução: caminhos do processo criativo

SOBRE:
A proposta desta oficina é olhar para projetos contemporâneos de fotografia, principalmente dentro do campo das Artes Visuais, a partir da construção dos trabalhos, dos caminhos e desvios pelos quais os artistas passaram, das dificuldades e soluções inusitadas, do que não aparece quando vemos a obra final. Também serão abordadas etapas recorrentes do processo criativo e estratégias para superar momentos de bloqueio. Os participantes serão convidados a levar seus projetos em fase de desenvolvimento para debater em grupo. O workshop é voltado para estudantes, artistas, fotógrafos e demais interessados em desenvolver consciência sobre seu processo criativo.

PROGRAMA:
-> Etapas do desenvolvimento do projeto – intuição versus racionalização
-> As 6 chaves do processo criativo
-> Conceituação e mapa de referências
-> Hábitos, processos e estratégias de diferentes artistas
-> O erro como potência para novos caminhos
-> Análise conjunta dos projetos dos participantes

O QUE LEVAR:
-> Os participantes serão convidados a levar seus projetos em desenvolvimento para serem discutidos em grupo (não é obrigatório).

CARGA HORÁRIA:
-> 12h

VAGAS:
-> 15 pessoas

INCRIÇÕES
https://forms.gle/nBvRwCff2FbauwbFA

SOBRE | Letícia Lampert

Com formação em Artes Visuais, Design e mestrado em Poéticas Visuais, Letícia Lampert vem desenvolvendo sua produção autoral principalmente através da fotografia. Tem como eixo principal de pesquisa a investigação sobre as formas de compreender a paisagem, especialmente urbana, e as relações, mediadas pela arquitetura, que estabelecemos com as cidades. Participa regularmente de exposições no Brasil e exterior e teve seu trabalho destacado em salões e prêmios tais como o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Fotografia, em 2009, Prêmio Aquisitivo no Salão Unama de Pequenos Formatos, em 2012, Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger e III Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea, ambos em 2013, entre outros. Em 2018, participou da Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, da Bienal de Fotografia de Beijing, na China, e foi também finalista do Prêmio Fola, em Buenos Aires – Argentina. Participou de residências artísticas no Brasil e no exterior, sendo elas The Swatch Art Peace Hotel, em Xangai – China, Residência Artística FAAP e Hermes, em São Paulo, Kaaysá, em Boiçucanga e Pier2, em Kaohsiung – Taiwan. Publicou até o momento três livros: a Escala de Cor das Coisas (2009), 拆 [chai] (2016) e Conhecidos de Vista (Incompleta, 2018). Desde 2016 tem ministrado oficinas sobre arte, fotografia e publicações independentes em diferentes cidades do Brasil.

QUANDO
20/09 | 18h30 às 22h30
21/09 | 9h30 às 19hh (1h30 de intervalo)

LOCAL:
Galeria Ponto de Fuga
Rua Saldanha Marinho 1220 - Centro


Abertura da exposição: Há sempre uma visão diante do abismo

Dia 27.08.2019 às 19:00
Galeria Ponto de Fuga

 

Abertura da exposição: Há sempre uma visão diante do abismo | Eleonora Gomes

Qual a pertinência da pintura no espectro contemporâneo? Em uma situação de um mundo virtual, alienado e ultra-veloz? Não que sejam essas as questões que Eleonora traz em sua obra, mas talvez sejam elas que determinem a coerência da sua produção no contexto atual. mostram um dever, de reinterpretação do momento da pintura, do momento anterior e do momento futuro. A retomada da pintura, ou a manutenção dela, não como uma representação de um mundo bidimensional, mas como registro de uma inter-relação entre sujeito, suporte e meio. ”. As questões da artista se dá por análises e vestígios técnicos e poético. É uma soma de conteúdos vivenciados pela artista dentro de um contexto social e emocional. Não há espaço para falsos conceitos e sempre tudo muito claro, e expressa com generosidade todas as situações pré-dispostas pela agente. Não há uma fórmula fechada em todo o processo da artista, que seja capaz de delimitar a próxima ação. Há sempre uma visão diante do abismo, e parece esse lugar, o lugar de criação da artista. Um lugar incerto, frente a novas visões de mundo.
 
Sobre a artista //
 
Eleonora Gomes
 
Natural de Curitiba tem formação em Comunicação Social pela PUC/PR,Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná -EMBAP/Unespar e Pós Graduação em Poéticas Visuais -EMBAP/Unespar. Em sua pesquisa, a pintura é a linguagem onde a maioria dos trabalhos se apoiam sem deixar de poder dialogar com outras linguagens. Os trabalhos ultrapassam os limites da tela e possuim indispensável relação com o espaço. A pintura não como uma representação bidimensional, mas como registro de uma inter-relação entre sujeito, suporte e meio, onde o processo e o fazer são agente importante em toda trajetória. Em 2014 participa de encontro internacional de performance o 6 ENCUENTRO DE ACCIÓN EN VIVO Y DIFERIDO na Colombia. Em 2016 é selecionada para o programa de Residência Artista da Fundação Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira em Portugal e em 2017 participa da XIX Bienal Internacional em Portugal. Nesse mesmo ano realiza individual Aliás, na Galeria Soma em Curitiba e em 2019 a individual VIVO COM VIVO em Salvador na Galeria Canizares.

27/08
às 19h

Horário de visitação//

Terça a Sábado : das 14h à 1h
Domingo: das 18h às 23h


R. Saldanha Marinho 1220 - Centro
Curitiba

Evento Gratuito

Drinks e Fotos: Michel Gomes

Dia 23.08.2019 às 18:00
Galeria Ponto de Fuga

DRINKS E FOTOS

Michel Gomes

Sobre

A Galeria Ponto de Fuga + Ginger convidam todos para a #17 Edição do Encontro Drinks e Fotos. Este é um evento colaborativo no qual será convidado um ou mais fotógrafos por noite. A conversa é acompanhada de bons drinks. De forma casual e descontraída, o objetivo é criar um espaço aconchegantes para compartilhar de boas conversas.

Nesta edição convidamos especialmente o fotógrafo Michel Gomes, cujo trabalho está presente na Galeria Ponto de Fuga
na exposição Termodinâmica até o dia 23/08.

Sobre o artista: 
Natural de Brasília, é um artista que transita livremente entre diversas disciplinas relacionadas a captura de imagens. Iniciou sua trajetória no fotojornalismo em veículos como Agência Lusa, Isto É Gente, Jornal de Brasília e Correio Brasiliense, até migrar para Barcelona. Lá, foi vencedor do prêmio nacional de fotografia Ton Sirera, expôs no Centro de Estudos Culturais da Catalunya e no Instituto Internacional de Artes de Barcelona. Ainda na Espanha, intensificou os estudos e o trabalho com cinema. Trabalhou no departamento de câmera em longas-metragens (Sing For Darfur e El Caserón) e publicidade (Mercedes-Benz, Adidas, Audi etc). Em 2010, voltou ao Brasil e após um período se torna diretor de fotografia em filmagens, além de seguir seu trabalho na fotografia still. Além de atuar em filmes publicitários, dirigiu a fotografia do longa de ficção “O Último Jogo”, da série de ficção “Taxistas”, dos documentários “Mad Dogs”, “A Luta de um Homem Só” e “Dirty Money”, entre outros.

QUANDO
23/08 às 18h

LOCAL
R. Saldanha Marinho 1220 - Centro

EVENTO GRATUITO


Convocatória_ Feira Sem Licença

Dia 13.08.2019 às 15:00
Galeria Ponto de Fuga

 

CONVOCATÓRIA 

SEM LICENÇA
FEIRA DE ARTE GRÁFICA E MARCAS AUTORAIS

REGULAMENTO

1. Apresentação

A Ponto de Fuga é um espaço cultural que abriga produções de arte contemporânea, com atenção especial para a linguagem fotográfica, publicações e impressos. Além disso o espaço organiza eventos culturais com o objetivo de reunir a comunidade artística local e convidar o público para o diálogo.


2. Objetivos:

2.1 A feira de arte impressa SEM LICENÇA realizada na Galeria Ponto de Fuga tem como objetivo divulgar os trabalhos de artistas e criadores autorais
2.2 A feira tem como foco principal a linguagem gráfica, mas também está aberta para produtores de moda e design autoriais


3. Inscrições:

3.1 As inscrições para Feira de Arte Impressa SEM LICENÇA serão realizadas através do preenchimento do formulário online: https://forms.gle/Yw2vZfMXVRHXnBoB8
Estando disponível a partir do dia 13/08 a 12/09.
3.2 Poderão se inscrever artistas visuais, fotógrafos, coletivos, editoras, microeditoras, zineiros, encadernadores e quadrinistas, da mesma forma que criadores autorais cujas produções envolvem peças de design e moda, de diversos lugares do Brasil.
3.3 A taxa para inscrição da feira é de R$85,00, lembrando que este valor só será pago após a divulgação dos selecionados e caso você seja selecionado.

4. Seleção:

4.1 Serão selecionados até 15 participantes.
4.2 A seleção dos participantes será disponibilizada nas redes sociais da Galeria Ponto de Fuga. Os selecionados serão avisados por e-mail.
4.3 A confirmação da inscrição será apenas realizadas por via de pagamento da taxa de participação no valor de R$85, 00, destinada a cobrir custos de produção tais como aluguel de mobiliário e divulgação.
4.4 Serão levados como critérios de seleção a trajetória de cada artista e portfolio, assim como os projetos artísticos recentes propostos para a Feira.
4.5 Após selecionad@ e paga a taxa de inscrição, caso haja desistência, o valor não será ressarcido.

5. Obrigações da Produção da Feira SEM LICENÇA

5.1 Divulgação da Feira, assim como demais conteúdos relacionados a ela, antes, no decorrer e após o evento.
5.2 Produção, montagem e manutenção da estrutura do espaço expositivo.
5.3 Auxílio durante todo o evento, estando presente em todo o processo.
5.4 A Galeria Ponto de Fuga não se responsabiliza por danos e extravios de obras expostas durante evento.

6. Obrigações dos selecionados:

6.1 Transporte, materiais, alimentação e estadia.
6.2. Disponibilização de informações e materiais necessários à Galeria Ponto de Fuga, que ficará responsável pelo desenvolvimento do projeto gráfico.
6.3 Estar presente durante a realização da feira, nos dias 5 a 6 de outubro de 2019, na Galeria Ponto de Fuga (Rua Saldanha Marinho 1220 - Centro / Curitiba), assim como no processo de montagem e desmontagem de seu espaço com seus respectivos materiais.
6.4 É de responsabilidade do selecionado o cuidado por suas publicações, materiais e demais obras.

7. Disposições finais:

7.1 Não serão cobradas demais taxas sobre os trabalhos vendidos.
7.2 Qualquer dúvida e informações sobre o evento pode ser realizada pelo endereço: galeriapontodefuga@gmail.com
7.3 A Galeria Ponto de Fuga é localizada na Rua Saldanha Marinho 1220 - Centro Curitiba, estando aberta das terças aos sábados das 14h às 20h30 e domimngo das 18h às 22h.


Grupo de estudos em Fotografia

Dia 07.08.2019 às 18:45
Galeria Ponto de Fuga

 

GRUPO DE ESTUDOS EM FOTOGRAFIA com
Pedro Vieira e Milena Costa

O Grupo de estudos em fotografia visa promover o encontro entre criadores da linguagem fotográfica a fim de possibilitar o desenvolvimento de séries e projetos fotográficos.

Os encontros do grupo são semanais e com 2h30 de duração. Nos encontros serão trabalhados os seguintes pontos:

- Acompanhamento do desenvolvimento de projetos cujo - suporte principal é a fotografia;
- Discussão em grupo sobre as propostas de cada participante;
- Análise dos objetivos dos criadores focando na melhor - materialização de suas ideias;
- Definição de estratégias para a criação e continuidade dos projetos;
- Prática de técnicas de edição;
- Discussão de textos sobre linguagem fotográfica;
- Apresentação de referências.

Público-alvo - fotógrafos profissionais e amadores, artistas visuais e pesquisadores com interesse em fotografia contemporânea.

INÍCIO
07/08
______________________________________________________________
SOBRE OS COORDENADORES:

Pedro Vieira_ possui especialização em processos de criação de imagem e master em fotografia pela Blank Paper (Espanha). Seu universo de pesquisa concentra-se na criação de fotolivros e edição fotográfica. Seus trabalhos foram selecionados para diversos festivais e convocatórias nacionais e internacionais. Em 2015 editou e publicou o fotolivro L.Atino cujas imagens fizeram parte da Bienal de Curitiba. Seu trabalho visual foca em questões da latinidade e processos de deslocamento. Seus projetos foram expostos em instituições nacionais e internacionais como o Museu de Belas Artes de Maracaibo, Galeria Blank Paper, Museu da Fotografia de Curitiba, Centro de Arte Contemporânea de Quito e a Phillips Academy gallery.

Milena Costa_ é doutora e mestra em sociologia (UFPR), possui graduação em artes visuais (Unespar/Embap) e especialização em história da arte (Unespar/Embap). É idealizadora e curadora da galeria Ponto de Fuga - espaço dedicado à arte contemporânea e à linguagem fotográfica. Lecionou em diversas instituições de ensino superior dentre as quais está a Escola de Música e Belas Artes do PR. Seu trabalho visual foca nas questões de gênero, sexualidade e latinidade e já foi exposto em instituições nacionais e internacionais como o Itaú Cultural, Centro de Arte Contemporânea de Quito e a Phillips Academy gallery. Realizou residência artística na Galeria No Lugar (Quito), em Morille (Espanha) e na Phillips Academy (EUA).

______________________________________________________________
INSCRIÇÕES:
Via formulário: https://forms.gle/Za51RYajESK1GWij9
Depósito Bancário

______________________________________________________________
SERVIÇO:

Coordenação: Pedro Vieira e Milena Costa
Dia: Quarta das 18h45 às 21h15
Valor: R$180,00 mensais (4 encontros por mês).
Início: 07/08
Estudantes de universidade pública possuem 25% de desconto (favor enviar comprovante de matrícula no ato da inscrição)


Local: Galeria Ponto de Fuga. Rua Saldanha Marinho, 1220. Curitiba

______________________________________________________________
MAIS INFORMAÇÕES:
galeriapontodefuga@gmail.com


Eventos anteriores
© Sem Licença 2017. Site by gustavoadriano.com.br